terça-feira, 30 de novembro de 2010

Técnica vocal aprimora o desempenho do cantor

Blog Fonoaudialogando
O sucesso de uma banda, dupla ou simplesmente de alguém que se aventura a tocar sozinho na noite depende de seu talento. E talento é mais do que simplesmente nascer com um dom. O talento vem do trabalho e do estudo. Cantar na noite é diferente de se aventurar em karaokês nos fins de semana. Tocar violão para um público não é o mesmo que tocar em uma roda de amigos, na praia, num fim de tarde. E essas diferenças são importantes de serem esclarecidas.

Segundo o artigo da fonoaudióloga especialista em Voz, Ligia Motta, publicado em fevereiro de 2010 no blog fonoaudialogando, saber utilizar a voz e expandir os recursos vocais é essencial para o sucesso do profissional. Essas técnicas e recursos variam de acordo com o estilo musical a que o cantor se propõe. A fonoaudióloga ainda ressalta que a saúde vocal é essencial. Além disso, ampliar a resistência vocal e a plasticidade vocal na interpretação dos diferentes estilos são pontos que "deverão ser buscados por esses profissionais."

As orientações e exercícios vão muito além do aquecimento vocal. Segundo a fonoaudióloga, "é necessário ter o conhecimento e percepção das necessidades que a voz do cantor apresenta para a demanda exigida do espetáculo." Mas, apesar do reconhecimento pelo trabalho de fonoaudiologia, são poucos os profissionais do canto que procuram ajuda para qualificarem-se ainda mais. Como destaca Ligia, "incentivar e conscientizar esses profissionais sobre a necessidade da continuidade de exercícios vocais que promovam o aprimoramento e desenvolvimento da voz, visando o fortalecimento do potencial sonoro e a profilaxia [...] é de suma importância."

0 comentários:

Postar um comentário