terça-feira, 30 de novembro de 2010

Técnica vocal aprimora o desempenho do cantor

Blog Fonoaudialogando
O sucesso de uma banda, dupla ou simplesmente de alguém que se aventura a tocar sozinho na noite depende de seu talento. E talento é mais do que simplesmente nascer com um dom. O talento vem do trabalho e do estudo. Cantar na noite é diferente de se aventurar em karaokês nos fins de semana. Tocar violão para um público não é o mesmo que tocar em uma roda de amigos, na praia, num fim de tarde. E essas diferenças são importantes de serem esclarecidas.

Segundo o artigo da fonoaudióloga especialista em Voz, Ligia Motta, publicado em fevereiro de 2010 no blog fonoaudialogando, saber utilizar a voz e expandir os recursos vocais é essencial para o sucesso do profissional. Essas técnicas e recursos variam de acordo com o estilo musical a que o cantor se propõe. A fonoaudióloga ainda ressalta que a saúde vocal é essencial. Além disso, ampliar a resistência vocal e a plasticidade vocal na interpretação dos diferentes estilos são pontos que "deverão ser buscados por esses profissionais."

As orientações e exercícios vão muito além do aquecimento vocal. Segundo a fonoaudióloga, "é necessário ter o conhecimento e percepção das necessidades que a voz do cantor apresenta para a demanda exigida do espetáculo." Mas, apesar do reconhecimento pelo trabalho de fonoaudiologia, são poucos os profissionais do canto que procuram ajuda para qualificarem-se ainda mais. Como destaca Ligia, "incentivar e conscientizar esses profissionais sobre a necessidade da continuidade de exercícios vocais que promovam o aprimoramento e desenvolvimento da voz, visando o fortalecimento do potencial sonoro e a profilaxia [...] é de suma importância."

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

As cifras de violão mais procuradas

Tocar em bar é sempre um desafio. O músico nunca sabe se vai agradar ao público. Mas escolher um bom repertório é matar metade da charada. Tocar os clássicos é sempre válido, mas o repertório precisa ser atualizado constantemente. Por esse motivo, aqui está uma lista atualizada por um dos principais sites de cifras do Brasil com as 10 músicas mais procuradas do país.

- A 10ª mais procurada é a música Hey, Soul Sister da banda californiana Train.
- Em 9º lugar está a canção Tá Vendo Aquela Lua, pagode romântico da banda Exaltasamba.
- Em 8º, Te Levo Comigo, da banda colorida Restart.
- A 7ª posição está com a música Viciado em Você do cantor Kenedy Karu, o músico que virou febre num game online antes de estourar na vida real.
- A 6ª cifra mais procurada do país é da música Madri, um sertanejo universitário da dupla Fernando e Sorocaba.
- Os roqueiros do Charlie Brown Jr. ocupam a 5ª colocação com a música Só os Loucos Sabem.
- Na 4ª posição está o reggae da banda gaúcha Chimarruts com a canção Do Lado De Cá.
- Em 3º lugar, Fugidinha, sucesso na voz de Michel Teló.
- A 2ª cifra mais procurada é da música Sweet Child O' Mine, do eterno Guns N' Roses.
- E a 1ª colocada, cifra mais procurada no momento é Amo Noite e Dia, da dupla Jorge e Mateus.

Não é novidade que o sertanejo universitário domina todas as rádios do país e as listas com os maiores sucessos do ano. O que realmente surpreende nessa lista é ver que Guns N' Roses continua sendo sucesso, mesmo com o surgimento de uma geração que não faz ideia de quem foi Axl Rose. Os fãs de reggae, pagode e rock nacional também podem se sentir representados, com a presença de Chimarruts, Exaltasamba e Charlie Brown Jr. no Top 10. E para os fãs do happy rock, Restart aparece para mostrar que a música não aceita preconceitos quanto a estilo. Para quem já tem um repertório completo, são sugestões de atualizações. Para quem está começando, é um possível caminho a seguir.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Música ao vivo embala Halloween em Rio Pardo

Seu nome é Carlos Eurico, mas ele não gosta do segundo nome. Na verdade, prefere ser chamado de "Ninja", apelido que carrega desde a infância. Ninja estuda música há oito anos e há 2 passou a viver como músico profissional. Duas vezes ao mês ele toca na Cafeteria Buanna, no centro de Rio Pardo. E foi lá que Ninja no sábado, dia 30, na festa de Halloween.

Ninja conta ainda que, além de Rio Pardo, costuma tocar em bares de Santa Cruz do Sul e Pantano Grande. O músico de 25 anos largou o emprego e a faculdade de Química para se dedicar ao instrumento. Vindo de família de músicos, lembra que sempre teve o incentivo dos pais, e que o irmão foi seu primeiro professor de violão. Hoje ele faz aula de violão uma vez ao mês em Porto Alegre e de teoria e percepção musical na escola Evidências, de Santa Cruz do Sul.



 
Ninja mistura clássicos da MPB com sertanejos
universitários em seu repertório
Sonhos e Preconceitos

Carlos conta que seu sonho é ser bacharel em violão. Para isso, presta vestibular em duas etapas. Primeiro ele irá até a UFSM para uma prova prática em seu instrumento e outra de teoria musical. Caso seja aprovado, ganha a chance de prestar vestibular no fim do ano junto aos candidatos dos outros cursos. Apenas quando receber a aprovação nas duas etapas é que estará apto para começar a faculdade.

Mas o músico revela que ainda encontra dificuldades, mesmo após dois anos de carreira. "A principal dificuldade é o preconceito. A maioria das pessoas acha que músico não trabalha. Eu levanto de manhã, tomo meu café, e fico no mínimo doze horas em cima do meu instrumento, para chegar onde eu quero chegar um dia. Um dia, se Deus quiser, vou ser um profissional do violão, vou fazer minha faculdade e vou ser bacharelado. Só que algumas pessoas acham que não tem essa dificuldade toda. Elas acham que é fácil. Que é só pegar o instrumento ali e tocar."

O ambiente
Os sócios da cafeteria: Dairo, Ana Cristina e Everson.


Desde sua inauguração, no início do ano, a Cafeteria Buanna oferece música ao vivo a seus clientes. De acordo com Ana Cristina, uma das sócias da cafeteria, "nós colocamos música ao vivo no primeiro dia e depois o pessoal ficou perguntando quando ia ter de novo. Daí nós montamos um calendário com o Ninja. Duas vezes por mês a gente coloca música ao vivo". Ela conta ainda que, no verão, mais dois músicos serão incluídos no calendário do estabelecimento. A Buanna abre de segunda a sábado, das 8:30 às 21h, e no domingo das 16h às 21h.